quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Seus direitos: A gestante no pré-natal

Você sabe de quais são os seus direitos assegurados durante o pré-natal?


Algumas gestantes não fazem o pré-natal, passando a gravidez sem acompanhamento médico ou só procurando o profissional no final da gestação. É importante que o faça tanto para a segurança do bebê quanto a da mãe, com o acompanhamento médico é possível verificar doenças a tempo de controlar e/ou interromper, observar o desenvolvimento do feto, verificar doenças que apareçam na gestante, como diabetes gestacional e pressão alta, com isso poder garantir um parto seguro.

 Para escolher o médico que irá acompanha-la, é sempre bom conversar com outras gestantes e pedir indicações, verificar no site do Conselho Regional de Medicina (CRM) e pesquisar o histórico do médico, mas o importante é escolher alguém com quem se sinta a vontade, tenha segurança, criando um laço de confiança entre a gestante e o médico.
A Secretária de Saúde do seu município deverá assegurar o acompanhamento pré-natal de forma gratuita.
Toda gestante tem direito a, no mínimo, 6 consulta durante a gravidez, oferecendo segurança, uma gestação saudável e um parto humanizado.
A gestante poderá levar consigo uma acompanhante para as consultas.
Deverá possuir um cartão da gestante, no qual constará todas as informações sobre exames e anotações sobre sua saúde, levando para as consultas e sempre que houver dúvidas, perguntar ao seu médico. É NECESSÁRIO QUE O LEVE NO DIA DO PARTO! NÃO ESQUECER!
Exames que a gestante poderá fazer gratuitamente:
                De sangue
                De urina
                Preventivo de câncer de colo do útero
                Teste Anti-HIV (para detectar se é portadora do vírus)

A gestante tem o direito de conhecer antecipadamente o hospital aonde irá dar a luz conforme a lei nº 11.634/07
Esses são direitos garantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), normalmente os convênios e particulares seguem o mesmo principio, vale lembrar de verificar o seu convênio para ver se tem carência para parto e para exames de rotina, que variam de plano para plano, verificar quais médicos e hospitais atendem seu convênio.
E vocês, fazem pré-natal pelo SUS, convênio ou particular?
Beijos para vocês e até a próxima :)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Statistics